terça-feira, 12 de julho de 2016

As mais belas historias



A BC_Raio-X desta semana tem como Tema da Semana o Livro. Conheça e particpe aqui: meusdevaneiosescritos e aqui: ale-bordadosecroche.
Pergunta: Qual livro que lembra a sua infância?

As mais belas Histórias.

Escrito pela educadora Lúcia Monteiro Casasanta (1908-1989) o livro As mais belas Histórias é uma lembrança de leitura da minha infância escolar no inicio dos anos 60. Estas ficaram gravadas para sempre na memória como a saga dos Três Porquinhos contra o Lobo.

Ainda vejo as tranças da Rapunzel caindo das torres de um castelo encantado para um príncipe às escondidas para encontra-la.
Vejo passar no céu uma bruxa malvada com seu caldeirão de formulas magicas para o mal.

Aquelas imagens ainda hoje tenho comigo e as resgato quando me deixo levar pelas lembranças tão boas, de um tempo de feliz idade, sem maldade, sem medo das ruas, das pessoas.

Medo apenas do Lobisomem que só aparecia na quaresma junto com uma tal de mula sem cabeça, que me tiravam o sono. Assim como aquele fantasma em mulher de tábua que dizem aparecia numa travessa de rua da que eu morava e que as casas eram de tábuas pintadas numa cor feia próxima do vermelho em combinação com a poeira vermelha, que subia das ruas da vila operária.

Este é meu raio-X de lembranças de um livro naquela minha infância.
Toninho.
12/07/2016

*************
Boa semana a todos

10 comentários:

  1. Poxa, Toninho discorrestes de forma tão poética sobre os livros de sua infância, mesclando as histórias com sua vida. É sempre maravilhoso ler o que escreves.
    Amei suas memórias!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, amigo Toninho!
    Lindo saber que sua infãnci foi muito bem vivida com leitura edificante a formar seu caráter e cultura!
    Os 3 porquinhos foram os preferidos dos netinhos amados... a Rapunzel da filhota e minha, rs... cheguei a fazer uma festa pra ela aos 4 aninhos como tema dessa princesinha...
    O folclore brasileiro é riquíssimo e nos encanta mas coisas que inspiram medo eu fugia apavorada, rs...
    A música é um clássico das professoras...
    Bjm muito fraternal

    ResponderExcluir
  3. Que lindas recordações.Os 3 porquinhos e nossa torcida por ele nas corridas contra o lobo..Adorava! Ficou linda ! abração, tudo de bom, até a volta! chica

    ResponderExcluir
  4. Uma beleza de lembranças, Toninho! A começar pela canção que há tempo eu não ouvia e é linda.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata eu não consigo mais linkar o seu blog.
      Alguma mudança?

      Excluir
  5. Nossa! Como tenho saudades deste livro!
    Hoje as escolas pedem tantos livros e a maioria das crianças leem mal.
    Abraços. Edna.

    ResponderExcluir
  6. Adorava esse livro.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  7. Belas recordações, eu não me recordo de livros da minha infância, apenas de histórias contadas. Eu gostava muito das revistinhas infantis. bjs

    ResponderExcluir
  8. Toninho:
    Antes de mais nada, você está correto na sua participação (A Verena é que se adiantou e publicou o tema da próxima semana, rsrsrs).
    Ontem mesmo, estava me lembrando da história dos 3 porquinhos...Cinderela, Rapunzel e tantas outras que também fizeram parte da minha "velha" infância.
    Grata pela sua participação.
    Bjokas.:
    Sil

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Toninho!
    Mas que bacana a sua recordação!
    Eu amo ler...e sempre tenho um livro, o Davi já tem os seus, kkkk
    E ele sempre fala que vai me dá livros de presente, kkkk
    Acredito que já plantei a sementinha da leitura nele, kkk
    Pois é tão bom recordar, ler...
    Já levei o seu link, e muito obrigada por sua participação!
    Um super bjo!
    Alê

    ResponderExcluir

Grato pela leitura e comentário isto me incentiva.
Alguma dificuldade aqui favor deixar comentários.
Meu outro blog http://mineirinho-passaredo.blogspot.com.br/

Toninho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...