segunda-feira, 15 de abril de 2019

O preço da curiosidade.


Botando a cabeça para funcionar é a BC de hoje da Chica e Neno que acontece todos os dias 5, 15 e 25. Uma imagem é oferecida para inspiraçao livre, seja em postagem ou em comentários na pagina dela. Aqui: chicabrincadepoesia vamos lá dar esta alegria à nossa querida blogueira incentivadora.
A imagem de hoje esta arvore com uma casa de abelhas, abaixo minha inspiração.



De longe pensou ser uma arvore Barriguda¹.
Naquela caatinga somente ela sabe crescer.
A caatinga é agressiva a cena nunca muda,
os bichos rasteiros na secura que faz tremer.

Mas aquela nova Barriguda atraia atenção,
seguir pela trilha de bermuda era um risco,
a flora espinhosa como navalhas em ação.
Mas como resistir a este lindo chamarisco?

Foi assim que a curiosidade teve desfecho,
aquela desvairada correria pela caatinga,
marimbondos furiosos a picada no queixo,
corrida louca até o açude com uma ginga.²

O som do enxame infernal nas suas costas,
latejavam as pernas arranhadas, inchadas.
O açude estava distante. Com mãos postas
grita por Deus, para o livrar das picadas!   

Toninho

15/04/2019



Notas 

1- Barriguda: àrvore pertencente à família dos Baobás, dos Embarés, nativas na Croácia, Turquia e Madagascar. Ela é uma árvore bastante resistente à seca por depositar em sua “barriga” uma quantidade razoável de água.


2- Ginga é uma corrida desordenada movimentos contorcidos em zig zag.



Minha gratidão pela visita
e incentivos.
Uma boa semana para você.

15 comentários:

  1. rssssssssssssssss.... Tu és demais! Imaginei perfeitamente a cena... E será que ele ficou de bermudas ou teve que entrar no açude peladão pra melhor lavar as picadas,rs.... Adorei! Estou me divertindo muito aqui com isso, nem imaginava! Desde cedinho com a Rosélia pra saber que bicho era, depois vi a Diná imaginando uma tartaruga e a eu, velha cegueta, quase já nem lembrava,rs... Linda poesia, bem inspirada e humorada! abraços, obrigadão! Levei o link! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Toninho!

    Preço alto desta curiosidade de meninice. Ninguém quer se machucar. Porém, para que isso não ocorra, há de se passar longe da casa dos marimbondos, antes que sintam-se ameaçados.

    Laura, aos 4 anos de idade, foi picada por uma abelha. Ela estava quietinha à beira de uma piscina, brincando com seu baldinho de praia, quando surgiu a abelha e picou-a na perna. Até hoje ela se lembra e se ouve um zumbido, foge!

    Feliz semana!!!

    Beijo.

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
  3. Bom dia de Semana Santa, querido amigo Toninho!
    Ousou com os marimbondos... ficou super inusitada e serena para se ler como é seu natural no poetar, meu amigo.
    Profundo conhecedor do sertão, onde a vida precisa de cautela para se viver sem contratempos...
    Muito bonito!
    O vídeo é uma verdadeia história de vida real e um apelo a tratarmos muito bem da nossa natureza bela. Não o conhecia.
    Fagner tem esse dom bonito de sertanejo inspirado.
    Seu lado campal ficou bem acentuado aqui, amigo, parabéns pela criatividade tão rápida e tão lindamente escrita! Encantou-me muito. Mesmo com as 'picadas', relaxou...
    A natureza pede para ninguém assassinar e a natureza humana também, meu Deus!
    Deu para rezar com sua poesia e gosto disso.
    Tenha uma Semana Santa muito abençoada junto aos seus!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Toninho,
    Gostei de saber sobre a árvore Barriguda. Desconhecia.
    Sobre o poema, simplesmente maravilhoso.
    Não pude deixar de sorrir. Está muito engraçado.
    A música logo no inicio é belíssima.
    Um beijinho e uma Semana Santa cheia de paz.
    Ailime

    ResponderExcluir
  5. Bonita e muito criativa a sua inspiração com a imagem... Sufoco do personagem e humor inteligente nos versos... Bem legal, Toninho!...
    O nosso abraço... Boa Semana Santa... Cristo bem presente 🎁...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. # A música é bonita e reflexiva...
      A natureza precisa do nosso amor cuidadoso...
      C carinho

      Excluir
  6. Boa inspiração.
    Neste momento só consigo pensar na tragédia que está a acontecer em Paris com a Catedral Notre-Dame.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  7. Kkkkkkkkkkkkkkkkk... Amei! Que divertido seu poema, Toninho! Ficou ótimo!
    Tenha uma abençoada semana 💋

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Toninho,
    Nossa! Imagino o sufoco, só de pensar sinto um frio na barriga. Como sempre suuas inspirações me encantam. Aqui pensando na correria e os maribondos atacando. Muito bem elaborado seu poema.
    Votos de uma abençaoda semana Santa...
    Renovação e Paz!

    Bjs pascalinos

    ResponderExcluir
  9. Muita criatividade sempre proporcionando excelentes partilhas!!! Bj

    ResponderExcluir
  10. Bom dia amigo!

    Mesmo em meio ao perigo você me levou à infância. Parece que picadas de abelhas e marimbondos são coisas da nossa infância. Já reparou? Hoje praticamente não vemos esses bichinhos em nosso caixote de pedra. Salvo esses dias que algo me picou bem forte no pé. Era um maribondinho no meu quarto. Mas no fundo do meu prédio tem um quintal enorme, cheinho de vida, arvores, verde intenso... provavelmente veio de lá rs

    Senti a dor da infância, aquelas picadas doídas que não gostávamos nada de receber, mas que não nos impediam nunca de brincar...

    Adoro seus versos e sua criatividade... Linda poesia e linda barriguda que me lembram as gestantes. No Bolhinhas tem uma dessas que tirei foto lembrando da maternidade. Ela pertence ao Horto Florestal da Universidade... É linda né?

    Beijos doces com carinho

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
  11. Bom dia caro amigo
    Toda curiosidade tem o seu preço. O poema leve e descontraído ficou fabuloso meu caro amigo. Parabéns pela divina inspiração
    Beijos e uma santa e abençoada páscoa

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde Toninho! Como é bom lembrar das aventuras da infância, eu adoro. Não tinha todo esse conforto de hoje, mas tinhamos a rua, o bairro para descobrir.
    Abs, Sueli

    ResponderExcluir
  13. Que maldade!
    O pobrezinho a chorar e a rezar e eu a rir-me. Rrrsssssss...
    Muito bem contado, poetizado com boa rima e bom ritmo.
    O humor cai muito bem.
    Eu vi-me aflita... tão cedo não me meto noutra...
    A canção combina bem com esta postagem campestre.
    Dias mais descontraídos, Amigo.
    Terno abraço.
    ~~~

    ResponderExcluir

Grato pela leitura e comentário isto me incentiva.
Alguma dificuldade aqui favor deixar comentários.
Meu outro blog http://mineirinho-passaredo.blogspot.com.br/

Toninho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...