terça-feira, 5 de setembro de 2017

BC-Raio X_43_Sustentabilidade.



Em homenagem comemoração ao Dia da Amazônia 05 de Setembro a Silvana  como parceira desta BC- nos convida para falarmos sobre sustentabilidade e assim participar de um amplo debate sobre a destruição da floresta amazônica, sabidamente rateada e saqueada por madeireiras, por longos tempos implantando o regime de terror e mortes dos defensores como foi o caso mais critico da morte de Chico Mendes. Os governos parecem não dar importância à defesa e preservação daquele patrimônio mundial.

O canto compositor Vital Farias compôs a cantiga do vídeo acima de nome Saga da Amazônia como protesto desdes desmando no ano de 1982, confiram a letra e vamos às propostas da Silvana, abaixo deixe seu link e vá até o blog da Silvana leiam e vejam mais detalhes. 

Propostas:

    1-    Na sua cidade existe o sistema de coleta reciclável?
   2-    Que atitude você adota para contribuir com a sustentabilidade?

   Respostas:

      1- Moro em Salvador-Bahia infelizmente não há uma seletividade de coleta de lixo, bem como não há um programa de conscientização no descarte de lixo nem adotam espaços, para incentivar o descarte correto, assim é comum ver montes de lixos espalhados pelos bairros, não só os da periferia, mas também em alguns bairros nobres. As vezes surgem uns recipientes para descarte de vidros, que são doações para um hospital do Câncer Aristides Maltês, mas sempre muito acanhada. E o pior que pela falta desta reciclagem, há sempre reclamações de acidentes com os garis na manipulação dos sacos de lixo com vidros quebrados. E por tudo isso, lixo vão para os ribeirinhos e quando vem as chuvas provocam os terríveis alagamentos que assistimos todos os anos, principalmente nas capitais.

2_ Creio que todos nós temos uma parcela de contribuição e devemos como formiguinhas levar esta conscientização à todos, Em casa usamos separar os lixos para a coleta do lixo feita pelo servente do condomínio e sempre que tem vidro quebrado estes são colocados em embalagens identificadas e enrolados em folhas de jornal. Materiais como pilhas, baterias de celular e ou notebook são entregues numa coleta junto ao Hipermercado Extra do Grupo Pão de açúcar que sempre disponibiliza recipientes para estas coletas. Há uma preocupação no uso racional de impressora, bem como uso de papel reciclável quando encontrado nas papelarias.
A iluminação passou por outros processos de modernização até agora ser substituída pela lâmpadas LED. Os aparelhos são desligados efetivamente não ficando em Stand-by O uso racional moderado de clorados em geral. Enfim há uma preocupação em ler e acompanhar as propostas de sustentabilidade, bem como as inovações e pesquisas.

Toninho.
05/09/2017


************************
Feliz Setembro 
para você.


6 comentários:

  1. Toninho,que bela e adequada música e essa e coitada da nossa tão linda Amazônia...Governos parecem fazer de tuuuuuuuudo pra ajudar na sua destruição. Tanto acontece por lá que é visto e mais ainda, por baixo dos panos...


    Gostei de tuas respostas e não imaginei que em Salvador ainda não existisse a coleta seletiva. Estranho!

    Tuias atitudes bem coerentes! abração,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Atitudes e gestos que poderiam fazer a diferença para a conservação do nosso planeta!
    Por aqui também se faz muito pouco!bj

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde, amigo Toninho!
    Hoje, todos falam da Amazônia...
    Engraçado, ontem, numa viagem de táxi com uma senhora amiga, o taxista conversava algo com ela que eu e, na certa, todos já sabemos bem: nós só ficamos sabendo agora mas a Amazônia já foi vendida há tempos... grande verdade!
    Morei no Norte por um semestre no Mosteiro em 2006 e vi de pertinho todo desmatamento e passei 4 h por dentro da estrada da floresta amazônica sem nada, ultrapassando divisas e até fronteiras, completamente deserta... a não ser um asfalto causticante, grandes queimadas que nos entopem nariz e toda via respiratória... belíssima paisagem nativa com pontes patrimonias, natureza exuberante...
    Uma paradinha num único lugar para degustar umas cocadinhas de frutas naturais de lá como cupuaçau e outras... inesquecível ao paladar... à beleza da curiosidade natural de quem pisa no solo nortista com grande expectativa em conhecer tudo que nunca havia visto... foi tudo muito bom!
    As comunidades ribeirinhas tão sofridas... em missão por lá, fui muito feliz pois vi que tenho muito e nada me falta... Pude partilhar o pão com necessitados que o Mosteiro ajudava e a mescla de miscigenação e inculturação me fizeram crescer muito ...
    Olhar de perto certas realidades só nos faz abrir horizontes e agradecer.
    Pena imensa o que passamos o povo que é passado para trás e é roubado na sua riqueza natural mais importante... no pulmão da humanidade...
    Muito bonito seu grito de alerta que todos fazemos eco com toda razão!
    Seja feliz e abençoado!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Se tem um assunto sério é mesmo o lixro, a sustentabilidade, aqui na cidade estão tentando iniciar a coleta seletiva, mas até agora nada foi feito. A gente pode ao menos começar a reduzir o consumo, levar menos plástico e embalagens para casa, fazer uma horta, plantar mais enfim, cada gesto que ajude o planeta. Gostei muito de tua participação Toninho

    ResponderExcluir
  5. Apreciei muito suas respostas, sua consciência em fazer sua parte nesse trabalho de formiguinha. Juntando todas as formiguinhas chegaremos ao objetivo de um planeta mais sustentável.
    Já deixei meu link.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Pois é, a realidade não é muito diferente por aqui. A população aos poucos vai tomando consciência do enorme problema que é o acúmulo de lixo.
    Abraço, bom feriado!
    Sonia

    ResponderExcluir

Grato pela leitura e comentário isto me incentiva.
Alguma dificuldade aqui favor deixar comentários.
Meu outro blog http://mineirinho-passaredo.blogspot.com.br/

Toninho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...