sábado, 14 de março de 2020

Ironia numa chuva.



Uma imagem em 140 caracteres projeto de nossa amiga Marina trouxe nesta sexta-feira uma lindíssima imagem em movimento, que aos meus olhos de menino parece um pardal em plena chuva e assim minha participação. E você como vê e inspira? Vamos lá deixe algo e leia os outros aqui devaneiosedesvarios




Versão I
Saudades vem lá de meu Portugal, ¹
solto na cidade quando chuva caia,
ciscava e cantava num frio infernal.
No Brasil o pássaro da maracutaia. 



Versão II
Canto na chuva imitando um sabiá,
que aqui é um anuncio que ela vem,
tem seu canto mavioso como os de lá,
com ele eu aprendi a comer o xerém.²



Versão III
Perdi meu ninho com a tempestade,
mas consegui salvar uma filhotinha,
ouço piar o outro já com dificuldade.
Que ironia! Ter ajuda da andorinha.



Toninho
14/03/2020

Nota 1
Conta-se que no Brasil não existia o passarinho Pardal, mas que um viajante carioca o trouxe de Portugal e soltou na cidade, em pouco tempo este proliferou. Como não construía ninho, hospedava-se em ninho alheio, comia os ovos e lá colocava os seus, que acabavam sendo chocados por outros passarinhos, o que originou sua expansão e diminuição dos outros passarinhos urbanos. Dizem que a maior vítima foi a andorinha e por isso elas foram sumindo da cidade, quando era as reinantes dos adros das igrejas, como muito conheci em minha cidade. Hoje raríssimas. Ainda dizem que o Pardal não canta para não ser preso em gaiola, então imita outros passarinhos.

Nota2
Xerém é o milho pilado em pequenos grãos, que os passarinhos de bico curto adoram, por isso conhecido como canjiquinha de pinto.

Observação:
Muitas coisas que escrevo, nem sempre espelham minha realidade e outras são lembranças vivas de minha infância interiorana cheia de causos, lendas, crendices e mistérios, o que pode não refletir uma realidade, mas apenas a verdade que tudo isto eu vivi. Eu confesso que vivi, como Pablo Neruda.


Grato pela visita
Bom fim de semana

Cuide-se 

16 comentários:

  1. Bom dia de muita paz, querido amigo Toninho!
    Por sorte, temos aqui nas copas das árvores, muitos pássaros numa sinfonia maravilhosa por volta das 17h. Tanto aqui em minha cidade atual como na outra onde morei. É um espetáculo belíssimo!
    Participação cheia de cultura para nos enriquecer. Parabéns, amigo!
    A imagem da Mari é muito bela. Todos os participantes sentiram um tom nostálgico.
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Deus proteja a BA do vírus malvado!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Bom dia:- O Pardal faz ninho e cria os seus próprios filhotres. Quem não faz ninho e não cria os seus filhotes é o CUCO. Essa sim, a Cuca, tira os ovos dos ninhos das outras aves e põe lá os dela, não voltando mais ao ninho.

    As quadras são maravilhosas
    .
    Feliz fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Meu bom amigo Toninho,
    Vamos sempre espalhando saber, seja adquirido nos livros, nas salas de aula, ou nas tuas lembranças vivas e vividas em tua “infância interiorana” (cheia de causos, lendas, crendices e mistérios).
    Uma boa continuidade do mês dos nossos aniversários!
    Aquele abraço e saudações alvinegras!!!

    ResponderExcluir
  4. Toninho,adorei tua participação e todas as versões. Muito legal a explicação e história do pardal ,ao final. Não sabia! Gostei muito! abração, ótimo fds!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito da sua participação e obrigado pelas explicações!!! Bj

    ResponderExcluir
  6. Fenomenal. Grata pelas informações e sobre suas criações férteis ...Amei.

    Cuide-se também.... bjs

    ResponderExcluir
  7. Todas as versões são dignas de aplausos, pois, são encantadoras. As notas explicativas nos acresceu conhecimentos valiosos.
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  8. Toninho, antes que me perca nos comentários e esqueça, obrigada pelo vídeo, foi um presente!
    Semana passada até fotografei andando na rua alguns, pardais que estavam juntos com rolinhas embaixo de uma pequena árvore tipo arbusto...Mostrei para o filho, eram passarinhos tão comuns em minha infância e hoje é raro ver algum bando e pequeno. São lindinhos demais, cara de bravinhos...ai que saudade deles no quintal.
    Inspirada participação, parabéns!
    Abraço, bom domingo!

    ResponderExcluir
  9. Você nos brinda com lindos versos, um belo vídeo e nos conta fatos interessantes que eu desconhecia
    No meu quintal há muitos pardais rsrs
    Brilhante meu amigo
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Os seus poemas são autênticas pérolas!Parabéns pela inspiração
    -
    Sinto que o tempo vai ficando escasso
    -
    Beijo e um excelente Domingo!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, Toninho!

    Se observassemos mais a natureza, até adoeceriamos menos.

    Muito bom lembrar sempre aqui dos prazeres simples da vida.

    Beijo.

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
  12. AH! Que doçura de participação! Eu amo pássaros, soltos, livres, felizes! Cada verso um encanto! Gostei de saber a história dos pardais, são inteligentes em não ter seu próprio canto, senão seriam presos como tantos passarinhos! Obrigada por estes momentos! bjo

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, Toninho!

    A terceira versão me encantou ainda mais! Contemplar assim a natureza parece-me ser carregada pela paz.

    Beijo.

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
  14. Oi Toninho,
    Você tem uma criatividade ímpar
    Adore o passarinho.
    Sucesso
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  15. Olá Toninho ficou muito bonita sua participação está um espétaculo espero que esteja tudo bem consigo e sua família e amigos beijinhos e um forte e terno abraço

    ResponderExcluir
  16. Toninho
    quanta imaginação!
    gostei logo da primeira versão, mas adorei ler tudo.
    muito obrigada!
    beijinhos
    :)

    ResponderExcluir

Grato pela leitura e comentário isto me incentiva.
Alguma dificuldade aqui favor deixar comentários.
Meu outro blog http://mineirinho-passaredo.blogspot.com.br/

Toninho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...