segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

BC_ RAIO-_X _57_2017


Vamos a mais um raio X de nossas vidas e assim nos conhecermos um pouco mais. A BC é um projeto da Silvana e Alê, que me convidaram para parceiro e como estão sem condições de formularem as propostas eu as vou tecendo para nós e espero que gostem e sintam-se a vontade. No final poderá colocar seu link de postagem ou responder pelos comentários. Prestigiem os participantes com sua leitura e comentário.

Grato. Vamos às perguntas de hoje:


Propostas:


1-O que aconteceu na sua vida, que lhe deixou mais forte ou frágil?

2-Já viveu uma situação, que pudesse pensar em milagre? Qual?

3-Se tivesse que abandonar seus pratos preferidos, qual o mais difícil?



Minhas respostas
:

1- No inicio da década de 70, passei por uma discriminação por cor numa relação amorosa em minha cidade. Depois daquela situação fiz um pacto silencioso de estudar, formar numa errônea ideia, de provar que podia ser muito mais, que muitos de cor clara (hoje sei, que não precisava provar nada, mas era um jovem) e sim estudar com afinco para minha formação profissional e como cidadão útil à sociedade. Assim no meu caso foi um acontecimento que me fez mais forte.


2- Bom não se sabe, se enquadra na categoria de milagre. Estava em viagem para a cidade de Sete Lagoas, interior de Minas Gerais. Durante um aclive ultrapassei um ônibus com destino à capital. Dirigia uma Rural Willys e logo após tinha uma curva que foi vencida, mas logo após um pneu esvaziou e vi mundo de ponta cabeça, o carro capotou lateralmente e deslizou pela rodovia, desesperado só pensava no ônibus que vinha atrás. Após o carro parar e sair rápido dele pela janela, percebi que o ônibus vinha ao longe. Sinalizei pelo socorro, pois o carro bloqueava a pista. O motorista me disse, que teve de parar para um passageiro e por sorte não teria sido maior o acidente. Ajudaram a desvirar o carro e retornei para casa, após trocar pneu e verificar as condições da Rural. Milagre ou sorte aconteceu.

3- Tenho vários pratos, que me inspiram, geralmente de origem africana ou de senzala como gosto de dizer, ai inclui pratos tradicionais de Minas Gerais, nordeste e Goiânia. Mas aqui vou destacar o famoso prato frango caipira com quiabo, acompanhado de angu, feijão e arroz. De todos eles o que mais me agrada e me transporta para Minas Gerais. Ser proibido de degusta-lo seria uma tortura. Mas vale para uma Picanha na brasa, um peixe na panela de barro e etc.












Toninho 


12/12/2017

************************

Semana feliz

para você.



14 comentários:

  1. Toninho que triste teres vivenciado a situação do racismo , mas que bom de um jeito te fez ficar mais forte ...

    E ainda bem estás aqui pra contar o ocorrido com o carro, milagre ou nao@

    O prato é apetitoso e convidativo, só retiro o quiabo...

    Abração praiano, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Chica pela presença constante. Bons dias nesta praia com paz e alegrias. Vale ressaltar que o quiabo deste prato não tem a famosa baba,rsrs.
      Um abração.

      Excluir
  2. Olá Toninho!!!

    Você passou por "poucas e boas", como dizemos por aqui nas Minas Gerais. rs Mas, "deu a volta por cima" e saiu-se muito bem. Maturidade, equilíbrio, sabedoria é o que se sente nas suas palavras. E, hoje, querido também na blogosfera. Respeitado e admirado.

    Minhas respostas:

    1. Com toda a certeza o divórcio. Revolucionou a minha vida. E, me transformou numa pessoa curada, restaurada, cheia de paz e plena de sentido da vida.

    2. Eu considero a vida, por si só, um milagre. Por isso, todos os dias, ao despertar, agradeço a Deus pelo milagre que é o presente, o passado e o futuro. Quanto ao resto, eu chamaria "livramentos". Destes, sim, também conto experiências. Não uma, mas muitas. Até quando me desvia de uma esquina para outro e algo me atrasa ou adianta, considero livramentos.

    3. Seriam as massas. Gosto muito de macarrão, pizza e toda a culinária italiana!

    Aqui estamos de férias! As aulas encerraram-se hoje. Foi bom o ano letivo. Mas, já estávamos contando os dias para as férias!!

    Abraço!!!

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Renata, aos poucos vamos nos sabendo mais. Creio que estas crises conjugais levam ao destempero e sofrimentos terríveis. Que bom que apesar de ferida, saiu mais forte e destemida e assim pode fazer um desfecho diferente do que normalmente temos vistos e que me revolta com as cenas de violências. Também adoro as massas e frituras. Pastel é minha loucura desde criança. Os milagres podem sim ser este amanhecer em cada dia, este atrasar, este desviar sem explicação a principio. Que Deus esteja sempre a nos tirar do pior e que saibamos entender.
      Boas férias para vocês e que aproveitem muito para descansar e viajar se possível.
      Um carinhoso abraço para vocês.
      Bjs de paz.

      Excluir
  3. Boa tarde, Toninho
    Ter vivenciado situação de racismo é duro, mas você soube dar a volta por cima.É isso que importa.

    E você foi mesmo salvo por um milagre.A mão de Deus te amparou.

    O seu prato de frango com quiabo me fez salivar...rs

    Deixo aqui meu carinhoso abraço e desejo tudo de melhor para você.
    Verena e Bichinhos.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amiga pela presença.
      A vida nos ensina a valorizar o que importa.
      Abraços

      Excluir
  4. Gosto muito deste segmento do seu blog do Raio-X. Preciso dizer que gostei muito das suas respostas!
    Tenha uma ótima terça feira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida por sempre vir prestigiar e que fique a vontade para participar.
      Bjs

      Excluir
  5. Olá, querido amigo Toninho!
    Fez-me lembrar de algo que meu pai amado adorava recitar com lágrimas nos olhos (como lhe era peculiar):
    "Quem não sentiu o frio da desgraça, Quem passou pela vida e não sofreu, Foi espectro de homem, e não homem, Só passou pela vida, não viveu."
    (Francisco Otaviano)

    A BC de hoje foi de arrebentar coração para quem pensa e sente com sensibilidade... a cada semana mais interessante para se refletir, com sinceridade, o que é feita afinal da vida que nos foi brindada com tanto amor pelo nosso Deus de Amor Imenso?
    Já tive ocasião de morrer com meus filhos no carro quando dirigia pela Av. Brasil e, numa certa altura, num cruzamento da Coca Cola, meu fusca perdeu o burrinho de freio (creio que se chama assim)... não fosse a percepção do filho com apenas doze anos, teríamos morrido todos (eu e eles)... ele puxou o volante da minha mão paralisada e por notar a falta do freio num local de grande trânsito e via só o caminhão gigantesco em minha frente cruzando tranquilamente e eu não podia frear... imagine!
    Ele puxou pro acostamento e nos salvou, indo parar muito adiante o carro conosco...
    Em outro momento, perdi o freio numa ladeira e meti o carro pro portão de uma empresa cujo dono nem cobrar o prejuízo quis e estávamos diante de uma máquina potente na estrada sem possibilidade de desvio...
    Mas sãos e salvos todos, a vida não nos consegue matar de vez... a todos nós... se o faz, a alma é salva pela Misericórdia Divina que nunca falha...
    Meu pai teve uma rural (mais de uma, e azul uma delas) e passeávamos muito nelas e eu adorava a farra com as primas atrás sentada em bancos bem feitos de madeira para cabermos a família grande com os parentes reunidos... tempo bom!
    Eu não tive problemas com preconceito pois tive um tio e prima negros mas totamente negros não chocolate como você e outros amigos que tenho. assim que minha avó foi a primeira a dar o exemplo e se casar com um negro noutro século... mulher linda e com traços portugueses, foi MUITO feliz... teve ousadia e agiu pelo coração... não deixou as más línguas catadoras da felicidade alheia destruir sua vida afetiva...
    Mas, em seu caso, dependia do aval da outra parte e ela perdeu você...
    Ai, amigo, amanhã vamos comer numa comida mineira com amigas blogueiras e estou doida que chegue logo... amo torresmo e tudo de MG... a empada goiana é tudo de bom e deliciosa... A família da nora é de lá... Hum! Todo ano ganho doces típicos de babar... rs...
    A picanha na brasa comi recentemente por ocasião dos 81 anos de uma vizinha cujos festejos organizei para amigos e vizinhos aqui do prédio. Foi ótimo! O cheirinho ainda acho que é melhor! rs...
    Seu prato aqui apresentado mete água na boca pois tem tudo de bom: até o angu ou polenta e o jiló junto. Aprendi a tirar a baba colocando vinagre para o cozimento no fogo... dá certo!
    Neste ano, fui a vários estados do nordeste e me regalei dos sabores todos... é um paraíso cá na tera o nordeste como um todo...
    Seja muito feliz e abençoado!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amiga por mais uma participação e destrambelhar das emoções na sinceridade das respostas e assim permitir que saibamos mais de você.
      As feridas existem, mas devemos cuidar delas para que não abram e sangram.
      Obrigado amiga.
      Bjs de paz.

      Excluir
  6. E pensar que ainda hoje o preconceito e o racismo atava tantas pessoas, que no seu caso provou que era capaz, mas pode at[e levar a violência e a morte por causa da cor da pele, da classe. Amei saber mais de seu milagre, e adoro frango com quiabo

    ResponderExcluir
  7. Amigo, o preconceito é coisa desumana e ainda existe forte no nosso Brasil.
    Que sorte e porque não dizer milagre o que lhe aconteceu.
    Muito boa a BC_ RAIO-_X, Parabéns! Abraços

    ResponderExcluir
  8. Lido mal com tanto preconceito e foi bom saber um pouco mais do Toninho!bj

    ResponderExcluir
  9. Olá Toninho,
    Infelizmente ainda vivemos num Brasil cheio de preconceitos e em relação a tudo, parece que ao invés de melhor só piora, chega a ser nojento.
    Quanto a comida eu sou muito enjoada com legumes (nada saudável), mas amo o gosto que fica no frango quando é feito com quiabo, vai entender, kkkk
    Realmente um milagre ou livramento como preferir chamar o seu acidente, Deus sempre está por perto quando precisamos.
    Grande beijo

    ResponderExcluir

Grato pela leitura e comentário isto me incentiva.
Alguma dificuldade aqui favor deixar comentários.
Meu outro blog http://mineirinho-passaredo.blogspot.com.br/

Toninho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...