Curtinhas da Chica. Com as palavras: fruta- árvore- reolhar
Inspiração livre nos comentários e ou
postagem.
"E eu sou uma árvore
bonita
Que precisa ter os teus
cuidados
Me regar mãe, vem me
regar."
Um
olhar sobre a cidade.
Uma cidade bem cuidada, tem arvores, para purificar o ar cada vez mais carbonizado. Sabemos das cidades antigas com arvores seculares, que hoje são sacrificadas em nome da segurança. Mas o ronco dos motosserras e ver os galhos caindo, dói no coração.
Há replantio de novas arvores, em locais escolhidos, que não interfiram nas fiações das redes elétricas. Mas estas novas arvores não carregam em seus galhos nenhum tipo de fruta, nascem como contrapartida das erradicadas.
Infelizmente com um reolhar pelas arvores da cidade, deparamos com inusitados frutos, como tênis, sapatos, roupas surradas, preservativos, latas de cerveja. É como se fossem lixeira metropolitana. Questiono a educação desta gente e o zelo pela natureza. O que fazem com os rios, hoje fazem com as arvores da cidade.
Toninho
27/10/2025
Grato
pela leitura


Lindo teu texto onde a verdade do que vemos pelas cidades aparece. Infelizmente a população não têm a menor preocupação. Deixam tudo à Deus dará... Na beira da praia, plásticos, latinhas atiradas, nas árvores de tudo um pouco.Seus galhos viram varais de lixo e seus troncos, sanitários de muitos. Pena! Vamos que vamos esperando um dia a coisa mude!!! Obrigadão! abração praiano, tudo de bom, chica
ResponderExcluirBom dia de Paz, querido amigo Toninho!
ResponderExcluirGracas a Deus, as árvores aqui da cidade têm bom trato e uma sombra refrescante.
Adoro caminhar pelo calçadão sob a sombra das Castanheiras. Daqui a pouco, vou la refrescar meu dia quente aqui.
Arvores, céu azul e mar alegram meu dia.
Fez uma reflexão boa sobre as verdes maravilhosas.
Tenha um dia abençoado!
Beijinhos fraternos
Boa noite, Toninho . ocê lembrou bem e lançou um olhar sobre as más condutas das pessoas que deterioram o próprio ambiente onde viem . É preciiso um reolhar para uma mudança de atitude.
ResponderExcluirhttps://kantinhodasmensagens.blogspot.com
Boa reflexão, Toninho
ResponderExcluirEm nome do progresso, décadas e séculos de vida e história são derrubados com cruéis motos-serras.
As cidades deveriam se adaptar a natureza do entorno. E não o contrário, como é feito...
Onde foi parar a sensibilidade e o bom senso?
Abraços, 🌼
Simplicidade e Harmonia
Olá amigo Toninho
ResponderExcluirA cidade, espelho de quem nela habita, clama por um olhar que transcenda o concreto, redescobrindo nas árvores não apenas sombra e ar puro, mas a própria essência de um lar que se quer preservar."
É como se as árvores fossem as testemunhas silenciosas de nossas ações, tanto as boas quanto as ruins. A sua descrição dos "frutos inusitados" pendurados nos galhos é um retrato chocante da falta de consciência e respeito que infelizmente presenciamos. A comparação com o que acontece com os rios é muito pertinente, pois mostra um padrão de descaso que se repete.
É um convite urgente a uma mudança de atitude, a uma educação que valorize a vida em todas as suas formas e que nos lembre que a cidade é um ecossistema vivo, do qual fazemos parte.
Uma excelente texto para nossa reflexão
Beijinhos
Boa tarde Toninho.
ResponderExcluirAdorei a fundo musical muito bem ritmado.
O teu poema, brilhante como sempre, sendo um alerta sobre a deterioração do meio ambiente. Um belo poema /reflexão!
Beijinho e ótimo dia com paz e saúde.
😘