domingo, 28 de julho de 2024

Uma imagem, uma trova


 

Uma imagem, uma trova iniciativa da amiga Lucia para incentivar o aprendizado de trovas no seu blog brincadeirasdepoetas. Confira e participe. Abaixo a imagem da semana e minha participação.

Trova I

Nervoso muda de cor, ¹

Como forma de defesa

Enganando o predador,

Exibe bela sutileza.


Trova II

Enganador camaleão

Vive tranquilo no jardim

Com sua potente visão, ²

Defende com cor do capim.


Trova III


Animal mimetista

Defesa muda de cor

Confunde nossa vista

Engana seu predador.



Toninho

28/07/2024

Grato pela visita.

 

Notas:

1-    O camaleão muda de cor rapidamente, dependendo da temperatura, da iluminação e do estado emocional dele. 

2-    Os olhos do camaleão fornecem uma visão de 360 ​​graus devido à anatomia ocular



6 comentários:

  1. Bom dia de Paz, querido amigo Toninho!
    Camaleão, protótipo de muita gente por aí...
    Temos que nos transformar num deles para nossa defesa contra a astúcia dos tais.
    Olho bem vivo como eles...
    Três versões muito bem montadas e originais.
    Você vai.a fundo nas imagens, muito interessante.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Muito lindas as trovas,Toninho! Ainda bem quando é só o bicho que se disfarça...Pior os humanos que se camuflam,rts...Aff... abração, linda semana! chica

    ResponderExcluir
  3. Adoro ver o camaleão!
    Boa participação 👏😘

    ResponderExcluir
  4. Três trovas magníficas inspiradas nesse animalzinho esperto e sutil.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Toninho,
    As suas trovas estão perfeitas.
    Sua inspiração está 10!
    Tudo o que é rastejante me faz muita impressão.
    Beijinhos e uma tarde abençoada.
    Emília

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo, fiquei pensando tanto na palavra mimetista e ela não veio na memória. Lembrava do meu professor de Ciências da 5ª série ginasial, mas nada. Eu queria tanto usár na trova, mas a memória não me ajudou. Perdi um tempão, ...e chegou uma visita, então, só hoje pude voltar e para minha surpresa a danadinha está aqui Mimetismo! Sortuda sua memória. Benza Deus! Abração!

    ResponderExcluir

Grato pela leitura e comentário isto me incentiva.
Alguma dificuldade aqui favor deixar comentários.
Meu outro blog http://mineirinho-passaredo.blogspot.com.br/

Toninho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...