quarta-feira, 15 de março de 2017

Utopia do olhar



Jubiabá velho baba orixá e capitão de exército em Salvador afirmava que o homem tinha dois olhares, um que enxergava e outro que via. Um que era o olho da maldade e outro o olho da piedade e que tinha que ter, olhos bem grandes para sobreviver. Era como lei para ele. Se o homem perdesse o olho da maldade, o homem sofria sem entender as ruindades do mundo que seu olho bom viria ver. Mas se perdesse o olho da piedade, ele iria fazer sofrer, magoar e ferir sem refletir e bem cedo  desencarnaria a subir.

Então olho para esta linda e deliciosa figura do doce e penso como seria maravilhoso se todos tivessem um olhar doce para com o outro e que assim o olhar da piedade sobrepusesse sobre o da maldade. Por certo estaríamos na vida utópica da igualdade da fraternidade ideal, um mundo real de irmão, que se completam e cooperam continuamente.

Mas o que se vê por aí, são olhares ditos seca pimenteiras de gente do mal, que se personificam em verdadeiros demônios da vida alheia, causadores do desassossego e depressão que tem levado pessoas do bem às mais estranhas reações de isolamento e pulverização de ódio que nasce entre familiares e explode pelas ruas.

Precisamos dos olhares doces, que enxerguem muito além dos rótulos, além da extirpe das pessoas, que se encantem com as delicadezas da natureza, que saibam extrair da simplicidade os mais belos valores para se viver bem e em comunhão com todos os reinos da natureza. Um olhar que se volte para os céus e veja os olhos do Criador e se espelhando faça de sua vida e da do próximo um mar cheio de ondas que se elevem, mas que sejam leves e serenas, onde se possa surfar de mãos dadas e se um cair que todos caiam nas águas na mais linda solidariedade e que saiam abraçados pela areia da praia cantando um lindo hino de amor e paz. Que bom seria uma cena assim ao som do vento que canta para o mar.


Toninho.

15/03/2017
Veja poesia lá: mineirinho-passaredo

Minha participação na BC_botando a cabeça para funcionar, projeto da Chica e seu neto Neno, que nos oferecem uma imagem e dela inspirar livremente. Visite e participe aqui: chicabrincadepoesia 

**************************

7 comentários:

  1. Puxa, que beleza,Toninho! Gostei dessas colocações: Que todos pudéssemos ver e ter olhares assim por, olhos que sabem ver, sabem apreciar, não apenas julgar. Gostei muito de te ler! Iniciei bem meu dia! abração, obrigadão,chica( Levo o link)

    ResponderExcluir
  2. Que bela reflexão Toninho, e que dó o homem de olho mal e sem piedade, pq afeta os outros mas a si mesmo e muito. Tenhamos olhares doces, e eu recebi um livor lindo que lembrei desse post da editora Bambolê , se chama No cantos dos olhos, logo vou postar, lindoooo

    ResponderExcluir
  3. Necessitamos Toninho, de utopias, inclusive do olhar!
    Necessário no dia a dia do mundo que vivemos!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Toninho.
    Fiquei maravilhada com as suas belas colocações e infelizmente relatando uma triste realidade. Como seria o mundo melhor se uns olhassem para o outro,com amor e os vendo com o olhar que Deus nós ensinou. Com amor, compaixão e respeito. Com certeza não cresceria a violência como está crescendo. Talvez até existissem a ausência de brigas e desarmonia. Muito belo meu amigo. Uma postagem que deveria ser lida por toda. Uma bela reflexão. Um feliz dia. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Toninho, não conhecia a música e achei muito bonita... Participação que nos leva a pensar docemente na vida... Olhar e ver as pessoas como Jesus, com o coração!
    Boa noite. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, amigo Toninho!
    Grande verdade! No real e no virtual, é pena, digo mesmo, lamentável que assim o seja...
    Mas quem disse que milhões de amigos existem? rs... só na mújsica de R.C...
    Vc descreve com muita suavidade e ternura como desejaria que o mundo fosse e eu também queria demais que fosse assim mas, em alguns momentos do dia, tenho que segurar meu coração e lágrimas por ver nossa triste realidade amarga como o fel...
    Lindo amanhecer o meu, lendo sentimentos similares!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  7. Adorei, Toninho.
    Tem de organizar um 'e.book' com os seus contos...
    Agora vou escrever à Gracita para saber como posso dar
    a minha contribuição monetária.
    Abraço de grande e sincera Amizade.
    Beijo.
    ~~

    ResponderExcluir

Grato pela leitura e comentário isto me incentiva.
Alguma dificuldade aqui favor deixar comentários.
Meu outro blog http://mineirinho-passaredo.blogspot.com.br/

Toninho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...