"BC_Uma imagem em
140 caracteres" em sua edição Nº 299 a Marina nos oferece a imagem de uma cozinha moderna com todas as facilidades e conforto e nossos amigos inspirados estão lá, vamos conferir devaneiosedesvarios
I
Apitos nos alertam.
Tudo pronto: pão, café, leite, bolo.
Total modernidade.
Apitou saudade do fogão à lenha.
Família reunida, mingau de milho.
II
Aqui facilidades presentes.
Mas a saudade irrequieta,
vem com aromas da roça.
Café preto, bolo de fubá,
tem milho verde na brasa.
Como dói!
Toninho
01/06/2019
Outro blog:mineirinho-passaredo
***********************
*************
*****
Grato pela
visita.
Lindo demais! Apesar das modernidades, dos apitos, alerta que chegam dos aparelhos,. faz falta o gostoso do olhar com os olhos, cuidar do tempo, (correndo o risco de se nao cuidar, o quitute ir pro saco, queimar!rs)...Adorei as saudades e inspiração! Sempre arrasas! abração, chica
ResponderExcluirBoa noite de paz, querido amigo Toninho!
ResponderExcluirHoje estive passeando entre flores e deliciosos quitutes que nem calcula. Comemos capeletti e uma torta de morango da região, típica maravilhosa de degustar e rezando como se diz, amigo.
Sem contar que trouxe um cheesecake para amanhã de frutas vermelhas que amo...
Interessante, fui em Pedra Azul, uma região turística linda aqui da região do ES e seu vídeo é do cantor cujo sobrenome
tem Pedra Azul.... coincidência de sábado feliz. Muito cheio de motivos bonitos lembra a letra da música que gosto de apreciar primeiro antes de ler a postagem normalmente. O ato de comer supre um pouco a solidão da alma... é mais do que comprovado isso e a gente oferta alimentos da alma aos amigos distantes... uma cartinha, um recado, uma mensagem, são alimentos do espírito e do coração. Para se ser feliz é preciso se contentar com o pouco que se recebe e pode ser muito para quem nos oferta o seu tudo à medida do seu possível, assi meu penso. Tenho experimentado isso e dou pulinhos de felicidade não almejando o que não pode ser diferente... a solidão se torna acompanhada de paz e de leveza... mas às vezes, doi demais e me faz até chorar.
Tem sentimento tão bom expresso aqui em suas belas participações: mingau de milho é delicioso e aqui é forte no ES, o curau, papa e a pamonha, gosto de todos...
O café da manhã nosso por lá hoje foi todo de alimentos típicos e caseiros sem agrotóxicos e orgânicos. O bolo de milho com erva doce, uma delícia. Só vendo, amigo! Ou melhor, só comendo, rs...
De fato, doi a saudade da família e da roça, mas a gente dá um jeito de estar com tudo isso mesmo na saudade e, ainda que não seja igual pois não estão mais quem adoraríamos que estivesse, sei bem o que quis dizer pois todos sentimos esta saudade doída demais dos nossos entes queridos que se foram.
Muito lindo um poeta falar de alimento sem se deter só nas comidinhas como fez aqui... um misto de ternura e cozinhar deve ser por Amor para saciar e não só alimentar.
Tenha um Domingo abençoado junto aos seus!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
A modernidade traz comodidades, mas para quem tem outras experiências há sempre o gostinho da saudade,.
ResponderExcluirBom final de semana. Bjsss
Grata por sua atenção sempre.
Boa noite, Toninho
ResponderExcluirTambém tenho saudades dos quitutes preparados pela minha avó.
Nada como um delicioso bolinho e um café quentinho, não?
Bom Domingo, amigo
Um carinhoso abraço
Verena.
A modernidade trouxe muita coisa boa. Mas como todas as coisas há um lado bom e outro mau. O uso dos pesticidas tirou o gosto aos alimentos. O modernos fogões a gás ou elétricos são uma maravilha, mas a comida cozinhada a lenha tem outro sabor.
ResponderExcluirUm abraço e bom fim-de-semana
Bom dia Toninho!
ResponderExcluirAgora você me levou as festas juninas que logo estarão iniciando com todas essas delicias.
Bjs e um ótimo domingo.
Carmen Lúcia.
Saudade dos cheiros da cozinha da mãe! Tudo feito devagar, soltandoos arkmas de cada alimento!
ResponderExcluirAbraço,bom domingo!
Sonia
Boa tarde, Toninho. A tua inspiração ficou ótima.
ResponderExcluirDá mesmo saudades de tudo o que era preparado de uma forma mais natural. Lembrei da minha mãe fazendo bolinhos de batata numa cozinha simples, mas com amor. A tecnologia nos favorece, mas os barulhos irritam.
Tenha uma excelente semana de paz.
Beijos na alma.
Oi amigo!
ResponderExcluirHoje estamos pura saudade por aqui, saudade das mãos mestras na cozinha do meu pai!
Renata e Laura
Que beleza de postagem, Amei de coração: :) Parabéns!
ResponderExcluirBeijos...Boa noite!
Hoje fiz diferente, ouvi a música toda e só depois li seus versos, para dedicar atenção a cada parte do seu post.
ResponderExcluirSim, saudades do fogão a lenha, da trempe, do forno feito de tijolos.. Nossa rotina atual não nos permite cozinhar deste jeito, mas a gente sente a diferença no sabor da comida e a saudade vem, claro.
O amor por cozinhar continua, mesmo mudando os utensílios.
Gostei muito de sua postagem!
Abraços e boa semana.
Boa noite Toninho.
ResponderExcluirUma boa participação, compartilho dos seus sentimentos. Sinto tanta saudade da comida feita pela minha mãe, os quitutes, os bolinhos de batata. Houve progresso, hoje existe maquinas para fazer cause tudo, mas nunca é igual a comida feita como antigamente e com amor. Um lindo més de junho. Grande abraço.
Boa noite, Toninho!
ResponderExcluirAgora nem a mesa sentamos mais. Cada um tem seu horário e comem enquanto olham o celular...
Hoje fiz canjica com coco ralado, leite de coco e leite condensado. Minha filha adora, e eu mais ainda, pelo prazer de preparar o alimento, que vai muito além de fazer a comida.
Gostei da postagem, e também sinto saudades de fazer as refeições na mesa da cozinha e dos doces que minha tia fazia. Eram gostosos e muito bonitos também.
Um abraço.
A saudade inquieta e irrequieta a alma!!!
ResponderExcluirBoas escolhas... Bj
Nossa! Batei uma saudade imensa da infância em sítios de amigos dos meus pais. Férias, amiguinhas(os), café da manhã na mesa comprida com bancos compridos, vidinha de roça ... Volto em sonhos e fico feliz por ter vivido tudo isso.
ResponderExcluirTenha um lindo junho.
Beijos.
blogjoturquezzamundial
Um grande abraço, Mineirinho da saudade.
ResponderExcluirA sua poesia comoveu-me.
Beijo, Amigo.
~~~
Oi Toninho,
ResponderExcluirQuantas reminiscências!
Fogão a lenha, café no bule, bolinho de queijo, bolo de fubá comendo devagar para não engasgar. Vivi tudo isso há muito tempo na cidade que saí e após anos voltei.
Belos tempos que não olvido jamais.
Linda participação
Beijos
Lua Singular